Em parceria inédita com associação supermercadista, serão distribuídos 50 mil cartões para combater a fome
O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (05) a parceria com a Associação Paulista de Supermercados (APAS) na distribuição de 50 mil cartões para a compra de alimentos em supermercados de todo o Estado, somando 1 milhão de reais em recursos para garantir a segurança alimentar da população mais vulnerável no enfrentamento à pandemia da Covid-19.
Os cartões, no valor de R$100 cada, serão destinados à compra exclusiva de alimentos e itens de primeira necessidade em comércios do varejo, sendo vedada a aquisição de bebidas alcoólicas e produtos derivados do tabaco. Os critérios para a seleção das famílias avaliam o grau de vulnerabilidade da população, de forma a complementar as ações públicas em andamento.
A distribuição dos cartões acontecerá por meio do Fundo Social do Estado de São Paulo, com a participação dos fundos sociais municipais e de entidades sociais cadastradas. Serão distribuídos 10 mil cartões de imediato.
O cartão pode ser usado várias vezes em supermercados diferentes, até que todo o valor seja finalizado. A produção e envio dos cartões será feita pelas bandeiras Alelo, Ticket e Sodexo, conforme acordado com a Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT).
Dados do CAGED mostram queda no número de vagas na cidade, com exceção do comércio, que registrou crescimento no número de contratações.
Farinha, principal insumo, ficará mais cara devido à importação de trigo; aumento preocupa consumidores.
Primeira parcela paga até sexta e segunda parcela a partir de 1º de dezembro; trabalhadores devem ficar atentos à tributação e cálculos proporcionais.
Vitalino Crellis, presidente do Sincomércio