Empresas que incentivarem as pesquisas de combate à Covid-19 poderão ter acesso ao benefício
Os empresários que incentivarem as pesquisas de combate, prevenção, controle e tratamento da Covid-19 vão pagar menos impostos. A diminuição deste valor já valerá para a declaração do Imposto de Renda referente ao ano de 2021.
A proposta do deputado Carlos Jordy (PSL-RJ) foi aprovada na Câmara e seguiu para o Senado Federal. Enquanto durar a pandemia, o empresário que aderir ao Programa Pró-Pesquisa Covid-19 será financiado com o aumento do PIS, de 1% para 2%, e da Cofins, de 4% para 5%, nos casos de participações societárias.
A empresa jurídica tributada com base no lucro real, ou seja, receitas menos as despesas, poderá abater o Imposto de Renda. A diminuição não pode ultrapassar 30% do imposto devido. Caso a empresa seja das áreas de saúde ou de medicamentos, o limite será de 50%.
O Ministério de Ciência e Tecnologia será o responsável por fazer a regulamentação dos recursos que serão depositados para incentivar as pesquisas de combate ao novo Coronavírus.
Fonte: Rede de Notícias Regional
Dados do CAGED mostram queda no número de vagas na cidade, com exceção do comércio, que registrou crescimento no número de contratações.
Farinha, principal insumo, ficará mais cara devido à importação de trigo; aumento preocupa consumidores.
Primeira parcela paga até sexta e segunda parcela a partir de 1º de dezembro; trabalhadores devem ficar atentos à tributação e cálculos proporcionais.
Vitalino Crellis, presidente do Sincomércio