Local ficou isolado por mais de 15 dias para que especialistas atuassem no salvamento dos fragmentos pré-históricos
Durante a escavação de uma galeria para escoamento de água das chuvas que trabalhadores das obras da praça de pedágio na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP 294), entre Irapuru e Pacaembu, encontraram algo incomum na rotina de trabalho.
Fragmentos de dinossauros e outros seres antigos, a uma profundidade de 20 metros da superfície do solo, deram início a uma operação de salvamento que irá contribuir para estudos da paleontologia e na constituição do patrimônio da humanidade.
As obras foram paralisadas de imediato, assim que as primeiras evidências de fósseis apareceram. Por mais de 15 dias, o local foi isolado para os trabalhos de escavações feitos pelo paleontólogo Fabiano Vidoi Iori e pelo biólogo Leonardo Paschoa, ambos pesquisadores do Museu de Paleontologia Pedro Candolo, em Uchoa, a 300 quilômetros do local da descoberta.
Entre as dezenas de fragmentos fósseis encontradas estão ossos dos gigantes titanossauros, os dinossauros “pescoçudos”, e dentes isolados de abelissaurídeos, dinos predadores bípedes, que chegavam a até nove metros de cumprimento.
Outros fragmentos extraídos sugerem que, no Período Cretáceo, a região era formada por rios e lagos. O material catalogado também inclui ossos, escamas e dentes de crocodiliformes; escamas de peixes; e restos de cascos e esqueletos de cágados, uma fauna que viveu por volta de 85 milhões de anos atrás.
"O Barbeiro" será apresentado em Presidente Prudente, trazendo trechos da ópera "O Barbeiro de Sevilha". O espetáculo ocorre no Centro Cultural Matarazzo, em 21 de junho, às 20h.
O rapper Blackaid apresenta ‘A Palo Seco’ na Estação Cultura de Presidente Prudente, neste sábado, um evento que combina música, fotografia e artesanato sob a curadoria da Secult, abordando temas sociais e políticos.
A Feira do Rock retorna a Presidente Prudente neste domingo, com música ao vivo, food trucks, e diversas outras atrações culturais no Centro Cultural Matarazzo.