Além disso, a mudança de estratégia de vacinação nos estados e municípios também foi abordada
Representantes das secretarias de saúde estaduais e municipais querem mais recursos para o enfrentamento da pandemia. O pedido foi feito durante a Comissão Temporária da Covid-19 (CTCOVID19) realizado na última quinta-feira (22), no Senado Federal.
Os gestores locais reclamaram da redução de recursos federais em 2021, em comparação com o ano passado. O presidente Jair Bolsonaro sancionou o orçamento para esta finalidade, mas devido ao risco de endividamento, vetou parte dos recursos, entre eles R$ 2.2 bilhões para o Ministério da Saúde.
O representante do Ministério da Saúde na reunião, Josafá dos Santos, coordenador de Controle de Sistemas e Serviços de Saúde da pasta, ressaltou que o recurso realmente é pouco e pediu ajuda do legislativo para reforçar o combate ao vírus.
Mas não somente o orçamento foi abordado no encontro. Os senadores também cobraram os convidados. A senadora Rose de Freitas (MDB-ES) pediu para que a estratégia de vacinação nos estados e municípios mude, visto o avanço da contaminação de jovens. “O Plano Nacional de Imunização fez aquela escalada de prioridades, por idade, comorbidades e outras coisas mais, mas estamos vendo que os jovens estão contaminando muito, estão ocupando os leitos em números absurdos”, esclarece a senadora, questionando se não é a hora de rever este Plano Nacional de Imunização.
Fonte: Rede de Notícias Regional