As crianças de 5 a 11 anos de idade vão começar a ser vacinadas contra a Covid-19 na próxima segunda-feira (17), em Prudente, a partir das 13h30. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (14), pela Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM).
A VEM salientou que, conforme orientação do Ministério da Saúde, a campanha priorizará neste primeiro grupo as crianças com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas.
A Prefeitura pontuou que as condições de risco devem ser comprovadas mediante a apresentação de exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.
Os cadastros já existentes nas unidades básicas de saúde poderão ser utilizados.
O Ministério da Saúde considera como comorbidades:
Os imunizantes pediátricos da Pfizer, o único aprovado até o momento para esta faixa-etária, serão distribuídos na rede municipal na segunda-feira (17) de manhã, de acordo com a coordenadora técnica da VEM, Vânia Maria Alves.
A vacina será aplicada nas crianças em duas doses e intervalo de 12 semanas entre as doses, assim como nos adultos, mas a dosagem, a composição e a concentração da vacina pediátrica são diferentes das administradas em adultos.
O frasco do imunizante pediátrico também tem uma cor diferente do aplicado em adultos, com tampa de cor laranja, para facilitar a identificação durante o manuseio pelos profissionais de saúde.
Para agilizar a vacinação, evitar filas e acelerar o processo, a VEM orienta que seja efetuado o pré-cadastro no site.
O município de Prudente conta com 27 salas de vacinação, entre UBSs e ESFs.
Neste primeiro dia, as crianças serão atendidas das 13h30 às 16h30. A partir de terça-feira (18), o atendimento para este público retornará ao período habitual, que é das 7h30 às 16h30.