A Secretaria Municipal de Saúde de Prudente (Sesau), por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), durante o mês de janeiro realizará um trabalho intensificado alusivo ao ‘Janeiro Roxo’ para conscientização, diagnóstico e combate à hanseníase.
De acordo com a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, em 2022 Prudente registrou oito novos casos de hanseníase, diagnosticados em pacientes com idades entre 29 e 72 anos.
Ainda conforme Bertacco, os diagnósticos dos novos casos levaram de dois meses a três anos. “O desconhecimento da doença, o diagnóstico tardio e, consequentemente, o início do tratamento também tardio, são os maiores problemas”.
Para alertar os profissionais de saúde quanto à doença, que ainda é muito presente no Brasil em número de casos, perdendo somente para a Índia, a VEM tem articulado um trabalho de orientação. Durante o mês de janeiro, as 27 unidades de saúde do município e as equipes de odontologia intensificarão as ações quanto a orientações aos sintomas e ao diagnóstico.
Além das unidades de saúde, a equipe da VEM também está realizando um trabalho de orientação em clínicas de estética, de massoterapia, fisioterapia e clínicas de dermatologia, por meio de material explicativo. Nesta sexta-feira (06), a equipe visitou algumas clínicas da cidade.
“Esses tipos de serviço têm um contato mais íntimo e próximo com as pessoas. Nós orientamos os profissionais para que, caso percebam alguma lesão característica da hanseníase, oriente o cliente a procurar uma unidade de saúde”.
“O tratamento contra a doença é exclusivamente por meio do SUS, para controle total pelo Ministério da Saúde”, explicou a supervisora da VEM.
Para fevereiro, a Sesau está articulando uma formação específica ao tema hanseníase, com o objetivo de preparar de maneira mais eficaz as equipes das unidades de saúde do município.
Homem de 77 anos é a primeira vítima fatal do ano; sorotipo 2 do vírus, associado a casos graves, foi identificado.
Golpistas utilizam e-mails falsos em nome da administração municipal para aplicar fraudes em empresas locais.
Curso promove inclusão social com aulas práticas e teóricas; inscrições abertas até 3 de fevereiro
Unidade precisa ampliar doações para atender bebês prematuros internados na região
Contribuintes podem optar por pagamento à vista com 10% de desconto ou parcelamento