Em Prudente, há três pacientes com diagnóstico de hanseníase em tratamento iniciado em 2021. No ano de 2020, foram registradas nove pessoas em tratamento contra a doença.
O mês de janeiro é lembrado pela cor roxa, escolhida para alertar sobre a campanha de combate à hanseníase. A Prefeitura oferece tratamento gratuito por meio do Centro Municipal de Especialidades.
Para alertar sobre os cuidados e diagnóstico da doença, a Secretaria Municipal de Saúde realizará ações alusivas ao tema, que estão sendo preparadas para ocorrer no decorrer do mês.
Uma das propostas são palestras ministradas pela equipe de saúde, explicando sobre a doença, além da sensibilização e da busca ativa destes pacientes nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que devem ser intensificadas neste mês. As informações são importantes para o diagnóstico da doença.
A hanseníase é uma doença causada pelo bacilo de Hansen e tem cura. A transmissão é feita pelas vias aéreas, fala, tosse e espirro, geralmente pela convivência com pacientes que não realizam o tratamento.
O tratamento é realizado por 12 meses, mas, após um mês do início, o paciente deixa de transmitir a doença. Porém, é importante seguir até a conclusão do período prescrito pelo médico.
Os primeiros sinais da doença são manchas na pele, que não coçam e não doem. Geralmente, são manchas com quedas de pelo, sendo que as pessoas podem queimar ou cortar neste local e não sentir dor nenhuma.
Mais informações por meio do telefone (18) 3229-1285.
Com baixa no número de doadores, cirurgias precisam ser adiadas no município por falta de plaquetas.
Cidade já tem mais de 12 mil casos confirmados da doença; autoridades reforçam importância da colaboração da população
Operação Potemkin apura liberação indevida de parcelas para obras inexistentes com uso de imagens falsas e assinaturas forjadas
Nova legislação garante repasse trimestral da Sabesp e projeta universalização dos serviços no município
Vítimas mais recentes são duas mulheres; cidade já registra mais de 11 mil casos confirmados da doença