A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a Semana de Prevenção e Combate à Leishmaniose, com enfoque em conscientização sobre os riscos da doença para humanos e animais. A programação, em parceria com a Prudenco, começou no Jardim Leonor, com orientações da Vigilância Epidemiológica sobre prevenção e controle do mosquito palha, transmissor da leishmaniose.
A Prudenco também conduziu uma ação de recolhimento de resíduos que podem abrigar mosquitos. Nutricionistas e técnicos da Secretaria de Educação se envolveram em discussões sobre o tema. A semana continua com visitas domiciliares no bairro e, online, o município participará do 3º Fórum de Leishmaniose do Estado.
No dia 10, na praça 9 de Julho, ocorrerá o "Dia D" com panfletagem, orientações, adoção de animais do Abrigo de Animais e presença da polícia ambiental. A ação encerra-se com visitas de campo no Leonor (dia 11) e coleta de cães no Jardim Cremonezi (dia 12).
Com baixa no número de doadores, cirurgias precisam ser adiadas no município por falta de plaquetas.
Cidade já tem mais de 12 mil casos confirmados da doença; autoridades reforçam importância da colaboração da população
Operação Potemkin apura liberação indevida de parcelas para obras inexistentes com uso de imagens falsas e assinaturas forjadas
Nova legislação garante repasse trimestral da Sabesp e projeta universalização dos serviços no município
Vítimas mais recentes são duas mulheres; cidade já registra mais de 11 mil casos confirmados da doença