Na reunião, ficou decidido que o projeto apresentado pelas entidades presentes será analisado de forma pública
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, se comprometeu a rever a decisão de fechar todas as Casas da Agricultura, durante reunião com associações que representam extensionistas rurais, na terça-feira (3). A mudança de rumo ocorreu após a intervenção do vice-governador, Rodrigo Garcia (Democratas), com forte base eleitoral no Noroeste Paulista. Garcia e o deputado estadual Reinaldo Alguz (PV), este segundo presente no encontro, prometeram trabalhar para ampliar o orçamento da pasta.
Junqueira disse que "com apoio político" é possível pensar em uma estrutura que contemple as Casas da Agricultura, mas sem descartar a necessidade de uma reforma para modernizar a pasta. "O secretário disse que o vice-governador e alguns deputados se comprometeram a trabalhar para ampliar o orçamento da Secretaria para o exercício de 2021, e isso permitiu a reanálise do fechamento físico das Casas", explica Antônio Marchiori, presidente da Associação Paulista de Extensão Rural (APAER).
Na reunião, ficou decidido que o projeto apresentado pelas entidades presentes será analisado de forma pública. "A secretaria pretende colocar os técnicos para se reunirem com as associações e debaterem a proposta”, detalhou Marchiori. “Deixamos claro que sustentaremos que a reestruturação não pode representar o extermínio das Casas da Agricultura".
Segundo a APAER, Junqueira deu prazo até dia 13 de novembro para que as entidades apresentem uma proposta para reorganizar o serviço de extensão rural e de defesa agropecuária no Estado. A associação, que já havia entregue ao secretário um documento com diretrizes para o setor, informa que tem pronto um projeto elaborado por especialistas da entidade, de quatro universidades (Unesp, Esalq/USP, Unicamp e Ufscar) e da Embrapa.
Homem de 77 anos é a primeira vítima fatal do ano; sorotipo 2 do vírus, associado a casos graves, foi identificado.
Golpistas utilizam e-mails falsos em nome da administração municipal para aplicar fraudes em empresas locais.
Curso promove inclusão social com aulas práticas e teóricas; inscrições abertas até 3 de fevereiro
Unidade precisa ampliar doações para atender bebês prematuros internados na região
Contribuintes podem optar por pagamento à vista com 10% de desconto ou parcelamento