Homem de 77 anos é a primeira vítima fatal do ano; sorotipo 2 do vírus, associado a casos graves, foi identificado.
Foto - Reprodução internet
O Instituto Adolfo Lutz confirmou a primeira morte por dengue registrada em Presidente Prudente (SP) neste ano de 2025. A vítima foi um homem de 77 anos, que, de acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), contraiu a doença no próprio município. Segundo a Vigilância Epidemiológica, o sorotipo 2 do vírus, conhecido por causar casos graves, foi identificado como o responsável pela infecção.
Outra confirmação de morte por dengue infromada pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo foi a do médico ortopedista Ricardo Zuniga Mattos, de 67 anos, em Alfredo Marcondes.Ricardo Zuniga Mattos morreu no dia 8 de janeiro, no Hospital Unimed, em Presidente Prudente, onde ficou internado por quatro dias.
No último balanço divulgado, referente a 2024, foram registrados 363 casos confirmados de dengue em Presidente Prudente, sendo 352 autóctones e 11 importados. O número evidencia a necessidade de intensificar ações preventivas contra o mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da doença.
As autoridades reforçam o pedido à população para eliminar focos de água parada, evitar criadouros do mosquito e procurar atendimento médico ao identificar sintomas como febre alta, dores no corpo e manchas na pele.
Com baixa no número de doadores, cirurgias precisam ser adiadas no município por falta de plaquetas.
Cidade já tem mais de 12 mil casos confirmados da doença; autoridades reforçam importância da colaboração da população
Operação Potemkin apura liberação indevida de parcelas para obras inexistentes com uso de imagens falsas e assinaturas forjadas
Nova legislação garante repasse trimestral da Sabesp e projeta universalização dos serviços no município
Vítimas mais recentes são duas mulheres; cidade já registra mais de 11 mil casos confirmados da doença