Cidade foi reconhecida por suas ações de redução de risco e desastres com pontuação de 75,5 no programa estadual
Foto - Reprodução internet
Presidente Prudente foi contemplada com o prêmio Municípios Resilientes, promovido pelo governo do Estado de São Paulo, em cerimônia realizada nesta quarta-feira (4), no Palácio dos Bandeirantes, durante o lançamento da campanha SP Sempre Alerta - Operação Chuvas. A cidade conquistou a 36ª colocação, com uma pontuação de 75,5, entre os 76 municípios certificados pelo programa em 2024.
O prêmio reconhece cidades que se destacam na gestão de políticas e ações voltadas à redução de riscos e desastres, alinhadas ao desenvolvimento sustentável. Este é o primeiro programa regional de gestão de desastres no Brasil que avalia, por meio de indicadores, o compromisso dos municípios com a segurança da população.
Durante o evento, o governo estadual também lançou o Defesa Alerta, um sistema inovador baseado na tecnologia cell broadcast, que começou a operar em todo o Estado. A ferramenta permite que alertas sobre áreas de risco sejam enviados diretamente para celulares com tecnologia 4G ou 5G, mesmo sem crédito ou no modo silencioso.
Testado em São Sebastião (SP) desde agosto, o sistema emite mensagens com vibração e sinal sonoro, sobrepondo-se ao conteúdo exibido na tela. A funcionalidade busca alertar a população sobre eventos severos, como alagamentos e deslizamentos, prevenindo situações como a tragédia ocorrida no litoral paulista em 2023.
O período da Operação Chuvas, que vai de 1º de dezembro a 31 de março, reforça a atuação do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil. Durante a campanha, serão realizadas ações como monitoramento climatológico 24 horas, emissão de alertas, vistorias de campo e atividades educativas, como distribuição de panfletos e veiculação de mensagens em TV, rádio e outdoors.
O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre atitudes seguras durante temporais, como evitar áreas alagadas e buscar abrigo em locais seguros, reforçando a importância da prevenção para salvar vidas.
Com baixa no número de doadores, cirurgias precisam ser adiadas no município por falta de plaquetas.
Cidade já tem mais de 12 mil casos confirmados da doença; autoridades reforçam importância da colaboração da população
Operação Potemkin apura liberação indevida de parcelas para obras inexistentes com uso de imagens falsas e assinaturas forjadas
Nova legislação garante repasse trimestral da Sabesp e projeta universalização dos serviços no município
Vítimas mais recentes são duas mulheres; cidade já registra mais de 11 mil casos confirmados da doença