Golpistas utilizam e-mails falsos em nome da administração municipal para aplicar fraudes em empresas locais.
Foto - Reprodução Internet
A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sefin (Secretaria Municipal de Finanças), divulgou um alerta sobre um golpe direcionado a empresas com CNPJs ativos. A fraude consiste em e-mails que alegam irregularidades no alvará de funcionamento e orientam o destinatário a clicar em um link para consultar uma suposta nota fiscal eletrônica.
Os golpistas se passam por um servidor fictício da Prefeitura, identificado como José Carlos, suposto gestor de Licenciamento e Fiscalização, atribuído ao inexistente Departamento de Licenciamento Urbano e Obras. A Prefeitura esclarece que não há servidor com esse nome em cargo de gestão nem um departamento com essa nomenclatura.
A Sefin reforça que esses e-mails são fraudulentos e que os links apresentados podem direcionar as vítimas a sites maliciosos, com risco de roubo de dados sensíveis, como senhas, ou até mesmo permitir invasões de contas.
Os contribuintes são orientados a ignorar e-mails suspeitos e acessar informações sobre tributos exclusivamente pelo site oficial da Prefeitura. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito diretamente com o setor responsável pelo telefone (18) 3902-4488.
Homem de 77 anos é a primeira vítima fatal do ano; sorotipo 2 do vírus, associado a casos graves, foi identificado.
Curso promove inclusão social com aulas práticas e teóricas; inscrições abertas até 3 de fevereiro
Unidade precisa ampliar doações para atender bebês prematuros internados na região
Contribuintes podem optar por pagamento à vista com 10% de desconto ou parcelamento
Novas estratégias estão sendo constantemente criadas por golpistas para enganar as pessoas, por isso é crucial manter-se vigilante e não cair em suas armadilhas.