Novas estratégias estão sendo constantemente criadas por golpistas para enganar as pessoas, por isso é crucial manter-se vigilante e não cair em suas armadilhas.
Foto - Reprodução internet
O aumento dos golpes envolvendo o Pix preocupa os moradores de Presidente Prudente. Apesar da facilidade e rapidez do sistema, criminosos têm explorado suas vulnerabilidades, aplicando golpes que resultam em prejuízos financeiros significativos.
De acordo com a CPJ (Central de Polícia Judiciária), foram registrados 3.596 casos de estelionato na cidade de janeiro a outubro de 2023, número que caiu para 3.328 no mesmo período de 2024, mas que ainda preocupa. Dentre esses casos, muitos estão relacionados ao uso indevido do Pix.
Os golpes mais comuns, segundo o SPC Brasil, incluem:
Para se proteger, especialistas orientam:
Especialistas ressaltam que os bancos não são obrigados a ressarcir clientes que caíram em golpes, a menos que haja falhas na prestação de serviços, como a abertura de contas fraudulentas sem a documentação necessária.
Se o usuário perceber que foi vítima de um golpe:
Lenmbre-se o prazo para solicitar o estorno é limitado, e o beneficiário do Pix tem até 30 dias para contestar a devolução. Enquanto isso, os valores envolvidos são bloqueados até a solução do caso.
A recomendação final é simples: se desconfiar, não faça o Pix. Confira os dados, pergunte e certifique-se antes de realizar qualquer transação.
Curso promove inclusão social com aulas práticas e teóricas; inscrições abertas até 3 de fevereiro
Unidade precisa ampliar doações para atender bebês prematuros internados na região
Contribuintes podem optar por pagamento à vista com 10% de desconto ou parcelamento
Supervisão e medidas preventivas são essenciais para evitar acidentes em piscinas, rios e praias.
O prazo até 31 de março; consulta ao calendário deve ser feita na Caixa Econômica.