Especialistas alertam sobre os riscos à segurança se mal manuseados.
Foto - Reprodução intenet
Com a proximidade do Réveillon, muitas pessoas já se preparam para celebrar a virada do ano com a tradicional reunião entre amigos e familiares, mesa farta e, em alguns casos, os luminosos fogos de artifício. Apesar de encantadores, esses artefatos exigem atenção e cuidados redobrados para evitar acidentes com pessoas, animais e até mesmo danos à rede elétrica.
Riscos para a rede elétrica e segurança geral
O uso inadequado de fogos próximos à rede elétrica pode causar curtos-circuitos, rompimento de cabos e até incêndios. Esses incidentes comprometem o fornecimento de energia para milhares de pessoas, incluindo serviços essenciais.
Segundo a Energisa, "assim como os fogos de artifício, os sinalizadores, bombas e outros tipos de luminosos e pirotécnicos não devem ser acesos, em hipótese alguma, perto da rede elétrica. O calor emitido por esses artefatos pode dilatar e superaquecer fios e cabos da rede, interferindo no funcionamento do sistema elétrico. O correto é procurar uma área livre, distante da fiação, de árvores e de pessoas que podem ser atingidas acidentalmente".
Além disso, a concessionária reforça que os artigos pirotécnicos devem ser adquiridos em lojas especializadas e possuir certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), garantindo a confiabilidade do produto.
Homem de 77 anos é a primeira vítima fatal do ano; sorotipo 2 do vírus, associado a casos graves, foi identificado.
Golpistas utilizam e-mails falsos em nome da administração municipal para aplicar fraudes em empresas locais.
Curso promove inclusão social com aulas práticas e teóricas; inscrições abertas até 3 de fevereiro
Unidade precisa ampliar doações para atender bebês prematuros internados na região
Contribuintes podem optar por pagamento à vista com 10% de desconto ou parcelamento