Nesta semana, as palestras foram realizadas na ESF de Montalvão e ESF de Floresta do Sul, localizadas nos Distritos.
O Centro de Controle de Zoonoses de Presidente Prudente (CCZ) está realizando um trabalho de formação e orientação aos profissionais que atuam nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs). Nesta semana, as palestras foram realizadas na ESF de Montalvão e ESF de Floresta do Sul, localizadas nos Distritos.
Segundo o gerente do CCZ, Ricardo Barbosa dos Santos, o objetivo é capacitar os profissionais que atuam diretamente com a população, para que possam orientar os munícipes em questões relacionadas a escorpião, leishmaniose, castração, posse e adoção responsáveis e atribuições do CCZ. “Os profissionais da saúde, principalmente os agentes comunitários, estão diariamente em contato com a população. É importante que eles estejam sempre bem informados, para que possam orientar os moradores do bairro”, declarou.
O gerente também explicou que, com a formação, os profissionais de saúde poderão contribuir com o CCZ em situações de irregularidade, que ofereçam risco, como terrenos sujos. “O profissional capacitado poderá contribuir, indicando ao CCZ um terreno que precisa ser notificado ou a identificação de um cachorro com os sintomas de leishmaniose, por exemplo. Um trabalho que contribui com a saúde de todos”, concluiu Ricardo.
As próximas unidades a receberem a formação serão ESF de Ameliópolis e ESF de Eneida, ambas também nos Distritos.
Com baixa no número de doadores, cirurgias precisam ser adiadas no município por falta de plaquetas.
Cidade já tem mais de 12 mil casos confirmados da doença; autoridades reforçam importância da colaboração da população
Operação Potemkin apura liberação indevida de parcelas para obras inexistentes com uso de imagens falsas e assinaturas forjadas
Nova legislação garante repasse trimestral da Sabesp e projeta universalização dos serviços no município
Vítimas mais recentes são duas mulheres; cidade já registra mais de 11 mil casos confirmados da doença