Defesa Civil emite aviso sobre baixa umidade e ameaça de incêndios na região
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil lançou um alerta neste domingo (6) sobre a baixa umidade relativa do ar, aumentando o potencial de incêndios na área de Presidente Prudente (SP).
O dia será predominantemente ensolarado com poucas nuvens, resultando em calor e um ambiente abafado em todo o Estado de São Paulo, segundo o órgão.
Durante a tarde, os níveis de umidade relativa do ar cairão significativamente, atingindo valores críticos em cidades do interior paulista, com índices entre 12% e 20%.
A redução na umidade aumenta o risco de incêndios, especialmente na região oeste do Estado. Apenas de sábado (5) para domingo (6), dois focos foram registrados em Presidente Prudente, um próximo ao Recinto de Exposições Jacob Tosello e outro na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, na fronteira com o Jardim Humberto Salvador.
Além dos perigos de incêndios, baixa umidade pode impactar a saúde, causando sintomas como pele ressecada e desconforto nos olhos, boca e nariz. A Defesa Civil oferece orientações para lidar com essa situação:
- Aumentar a ingestão de líquidos (água e suco);
- Evitar atividades físicas e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h;
- Minimizar aglomerações em espaços fechados;
- Utilizar soro fisiológico para hidratar olhos e narinas.
Com baixa no número de doadores, cirurgias precisam ser adiadas no município por falta de plaquetas.
Cidade já tem mais de 12 mil casos confirmados da doença; autoridades reforçam importância da colaboração da população
Operação Potemkin apura liberação indevida de parcelas para obras inexistentes com uso de imagens falsas e assinaturas forjadas
Nova legislação garante repasse trimestral da Sabesp e projeta universalização dos serviços no município
Vítimas mais recentes são duas mulheres; cidade já registra mais de 11 mil casos confirmados da doença