A Energisa Sul-Sudeste intensificou as ações de combate a furtos e fraudes de energia. Até agora, os números impressionam: só nos 24 municípios da região de Prudente atendidos, foram 976.109 kWh recuperados, quantidade suficiente para abastecer 4.880 famílias com consumo médio durante um mês.
O coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia, Renan Felix, explica que, além de ser um crime, essas irregularidades colocam em risco a segurança da comunidade, podendo causar acidentes graves e falta de energia para os clientes vizinhos.
Para combater o problema, são realizadas inspeções periódicas na rede de energia, com o apoio de tecnologias como drones, também verifica denúncias de fraudes e analisa as situações em que as unidades consumidoras apresentam grandes variações de consumo. Nessas fiscalizações, são encontradas as ligações conhecidas como “gato de energia”, que consiste na prática de desviar ou puxar energia da rede elétrica, tentando reduzir o consumo efetivo da unidade consumidora.
A quantidade de kWh na região de Presidente Prudente refere-se às inspeções realizadas entre janeiro e outubro. Ao identificar as irregularidades, a Energisa registra um BO e pode cobrar os valores atrasados, referentes ao período em que a pessoa usou a energia e não pagou. O fornecimento de energia é interrompido até que a situação seja regularizada, já que caracteriza risco iminente de danos a pessoas, bens ou ao funcionamento do sistema elétrico.
Com baixa no número de doadores, cirurgias precisam ser adiadas no município por falta de plaquetas.
Cidade já tem mais de 12 mil casos confirmados da doença; autoridades reforçam importância da colaboração da população
Operação Potemkin apura liberação indevida de parcelas para obras inexistentes com uso de imagens falsas e assinaturas forjadas
Nova legislação garante repasse trimestral da Sabesp e projeta universalização dos serviços no município
Vítimas mais recentes são duas mulheres; cidade já registra mais de 11 mil casos confirmados da doença